- Daniel Donato
O freio sempre vence!
Atender clientes é uma arte, precisamos conhecê-los, estudá-los. Também precisamos perceber que cada um possui características diferentes e principalmente comportamentos diferentes. O cliente que só sabe reclamar gritando nos incomoda muito, mas precisamos saber nos comportar diante destes acontecimentos.
Para isso, colocar o pé no freio é, e sempre será a melhor opção quando queremos resolver algum problema.
Mas Daniel, ele gritou muito, não posso revidar? Pode sim, ou melhor, pode se defender e se defender significa colocar o pé no freio e não perder o controle da situação, não significa partir para cima do cliente. Quando você grita igualmente, você perde a razão da mesma forma que ele, mas quando você primeiramente escuta tudo que ele tem pra falar, ou melhor gritar, e depois você mansamente, na diplomacia, troca uma ideia e tenta ajudá-lo, você está naturalmente na vantagem.
Até mesmo outros clientes que estejam ao lado, presenciando a situação, vão perceber a leveza de como você conduziu a situação e resolveu.
O mais importante nestes casos é:
- Escutar tudo que o cliente quer falar;
- Falar que entende a situação dele, às vezes mesmo não entendendo;
- Tentar resolver da melhor forma possível;
- E, resolver o quanto antes.
Mas Daniel, isso é humilhante!
Até pode ser, ou melhor, até parece ser. Eu digo: é Denorex, parece mais não é. Humilhante é perder clientes, não ter cliente algum para atender.
Vai por mim, já atendi milhares de clientes no varejo e conheço muito bem essas situações. Sempre, o melhor é tratar bem, independente da postura do cliente.
Claro que nos casos em que o cliente parte para a agressão, aí, ou você corre ou chama a polícia. ☺️
Mais uma vez eu digo: Vai por mim, atenda da melhor forma possível, pois pior do que essa situação é não ter cliente para atender.
Grande abraço e sucesso,
Daniel Donato
Um excelente dia!
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